Participei no dia 16 de julho de um evento especial sobre desenvolvimento para Windows Phone 7. O evento organizado pelo grupo DotNetFloripa contou com a participação de mais de cem pessoas, onde a grande maioria eram desenvolvedores buscando informações e troca de conhecimentos nesse ambiente de desenvolvimento que está crescendo a cada dia. Vários palestrantes da região de Florianópolis e representantes da Microsoft detalharam as principais novidades e os recursos e tecnologias disponíveis para iniciar o desenvolvimento de aplicações para Windows Phone 7.
Abertura do evento foi feita por Fernando Fiqueira, funcionário e entusiasta Microsoft. Destacou as principais novidades no Windows Phone 7, demonstrando ao vivo a utilização do sistema operacional, com ênfase na sua interface baseada no conceito “metro” e na facilidade de uso e navegação entre as muitas funcionalidades do sistema. Foi apresentada a nova versão do sistema chamada carinhosamente de “Mango”.
Iniciando as palestras, Renato Haddad falou muito bem sobre como desenvolver aplicações para o Windows Phone 7. Relacionou o que é preciso para desenvolver aplicações WP7, as linguagens utilizadas, as ferramentas necessárias, os recursos de softwares e hardwares, como usar o emulador e mostrou muito bem em exemplos práticos. Haddad é daqueles palestrantes “feras” que usa poucos slides e muito mais código e demo. Dentre as ferramentas e tecnologias utilizadas estão o Visual Studio .NET 2010, Silverlight e Expression Blend.
Aplicações com gráficos em 3D são ótimas no Windows Phone 7. Rodolpho Marques do Carmo apresentou o uso de Silverlight e XNA na mesma aplicação rodando no WP7. Com a integração dessas duas tecnologias podemos criar aplicações ainda mais ricas visualmente e usando todos os recursos gráficos em jogos e imagens em 3D.
Um grande destaque do Windows Phone 7 é a sua bela interface com a linguagem visual “metro”. Manoel dos Santos apresentou os principais conceitos desta linguagem e um passo a passo para criar uma interface desde a prototipação até a implementação em Silverlight. Podemos avaliar que a experiência de usuário no WP7 é sensacional. Ele também apresentou diversos “templates” que podem ser utilizados e que facilitam muito o desenvolvimento de novas aplicações aplicando todos os conceitos de “metro”.
Veja os princípios da interface metro:
. Interface limpa, leve e rápida
- Concentração em tarefas primárias
- Fazer muito com pouco
. Destaque no conteúdo
- O conteúdo é a interface do usuário
- A interação direta com o conteúdo
. Celebrar a tipografia
- Tipo bonito, não apenas legível
. Demonstrar em movimentos (animação, efeitos)
- Transição entre a interface do usuário é tão importante quanto o design
- Adiciona dimensão e profundidade
Seguindo esses princípios podemos criar interfaces realmente ricas proporcionando uma sensacional experiência para o usuário.
Utilizar o WP7 sem conexão com a internet “não tem graça”. Seguindo nessa linha, Bruno Belizário mostrou como voar nas nuvens (cloud) acessando serviços WCF (Windows Communication Foundation) e Azure no Windows Phone 7. Utilizando o Visual Studio .NET 2010 podemos construir aplicações dinâmicas com a acesso a serviços via WCF e/ou na nuvem com total segurança em todas as transações.
Para desenvolver as aplicações em Silverlight no WP7, podemos fazer de forma tradicional ou amadora. Ou então aplicar os conceitos de arquitetura e engenharia de software e ainda aplicar padrões de desenvolvimento. Um padrão muito utilizado apresentado por André Carlucci é o MVVM (Model-View-ViewModel). Utilizando esses padrões, teremos mais facilidade em desenvolver aplicações mais fáceis de manter, organizadas, testáveis e fáceis de manter.
Porém, nem todas as aplicações poderão ser 100% conectadas. É necessário utilizarmos recursos para gravar as informações diretamente no seu “celular”. Renato Haddad mostrou como é fácil usar o SQL Compact no Windows Phone 7 para criar aplicação usando o banco de dados para manter e manipular informações dessas aplicações desconectadas. Apresentou também os recursos que auxiliam no desenvolvimento da aplicação, fazendo o mapeamento objeto relacional com ferramenta SqlMetal e acesso ao banco de dados utilizado LINQ (Language integrated query).
Durante as palestras, os participantes trocavam informações e faziam avaliações via Twitter com a hashtag #WP7Day. As apresentações se realizaram durante todo o dia, encerrando com o sorteio de vários brindes, com destaque para uma licença do Windows 7 autografada por Steve Balmer e um celular HTC com Windows Phone 7.
Não ganhei os brindes, mas como em todo evento desta natureza, recebi informações privilegiadas sobre tecnologias de ponta, as quais podemos utilizar para fazer a diferença, na nossa vida pessoal e profissional.
[]
bet365 | Thakasino
ResponderExcluirbet365 Online Sportsbook. Bet on all major leagues in the world with the best odds on Soccer, Football, Tennis, Basketball, jeetwin Cricket, Baseball, bet365 Rating: 10bet 5 · 7 reviews