Mostrando postagens com marcador liderança. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador liderança. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 10 de abril de 2012

A cerca



O autor deste texto não deveria ser desconhecido...




"Havia um garoto que tinha mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, que batesse um prego na cerca dos fundos da casa. 

No primeiro dia o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém gradativamente o número foi decrescendo. O garotinho descobriu que era mais fácil controlar seu gênio, do que pregar pregos na cerca. Finalmente chegou o dia, no qual o garoto não perdeu o controle sobre seu gênio. Ele contou isto ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca, por cada dia que ele fosse capaz de controlar seu gênio.

Os dias foram passando, até que finalmente o garoto pôde contar ao seu pai, que não havia mais pregos a serem retirados. 

O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca. E disse: 
- Você fez bem garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ele nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como estas. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali. Uma ferida verbal é tão má quanto uma física.

"Amigos" são uma joia rara realmente. Eles te fazem sorrir e o encorajam a ter sucesso. Eles sempre te ouvem, tem uma palavra de apoio e sempre querem abrir seu coração para você. Mantenha isto em sua mente, antes de se irar com alguém.
"
Autocontrole! Vigie!
[]

Valeu a pena, Venceslau!

Acabei de ler o livro da Sônia Jordão, E agora Venceslau?
Gostei bastante e, penso que tem muita coisa para aprender com este material. Transcrevo um pequeno trecho com destaque de que vale a pena melhorar o comportamento com as pessoas.

 “O problema está dentro de mim, na minha forma de agir. E, ninguém será capaz de me mudar a não ser eu mesmo. Acredito que a vitória mais bela que obterei será vencer a mim mesmo, libertando-me de um hábito ruim. Sei que aquele que conquista a si mesmo pode se tornar invencível. E como é preciso subir degrau por degrau para chegar ao alto da escada, também cuidarei de um dia de cada vez.

A solução dos meus problemas começou no momento em que tomei consciência deles. Na hora do desespero tentarei contar até três, até mil se for necessário. Vou respirar fundo e manter o foco no que for mais importante.

Como a raiva é um ladrão que pode roubar bons momentos, farei o possível para não me irritar. Meu crescimento requer a substituição de velhos hábitos por novos e é o que farei. Retornarei sempre que necessário, não me importando quão longe eu tiver andado no caminho errado. Se eu encarar cada momento ruim que passar daqui para frente como um aprendizado, ele valerá a pena. Aprenderei com cada falha que cometer e, ainda, tentarei descobrir o modo de fazer a coisa certa. Como posso não ter tempo de passar a limpo, é melhor que não faça da minha vida um rascunho. Chega de perder tempo lamentando erros passados!

Sei também que tem coisas que nunca voltam atrás e, por isso, preciso ter mais cuidado com o que digo, porque uma palavra pronunciada é como o tempo perdido: não tem volta. E, como os únicos demônios deste mundo são aqueles que estão em nossos próprios corações e mentes, é aí que travarei todas as minhas batalhas, para evitar que me irrite com coisas sem importância.

Como sou obrigado a colher o que plantar, vou escolher bem o que vou semear. Por isso, farei com que a minha conduta seja irrepreensível, isso também servirá como exemplo para meus filhos e meus liderados. Lembrar-me-ei do que disse Chico Xavier: ‘Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas você pode começar agora e fazer um novo fim’. Assim, conquistarei a mim mesmo melhorando meu comportamento, dia após dia.”.

Trecho do livro E agora Venceslau? de Sônia Jordão. Vale a pena a leitura.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Multifuncionalidade de gestão

Participei da palestra com Alexandre Gaier Barboza no SENAC com o tema “Multifuncionalidade de gestão – o profissional da nova era”. A apresentação foi bem descontraída e o palestrante pode deixar claro o assunto para todos os participantes.

Um destaque apresentado foi a importância dos profissionais serem verdadeiros líderes, inclusive líderes de si mesmo. Na verdade sempre que se fala em liderança podemos notar que o mercado procura profissionais capazes de “fazer mais com menos”, que sejam multifuncionais e não apenas técnicos de uma especialidade. Atributos voltados para a valorização das pessoas são imprescindíveis como por exemplos saber ouvir, dar atenção ao seu interlocutor, visão holística, inteligência emocional, habilidade de se auto-motivar e motivar e influenciar sua equipe, saber delegar e desenvolver talentos e, acima de tudo, ética.

Ele frisou a importância das redes e mídias sociais, bem com os contatos que você possui. O profissional precisa estar atualizado e sempre em contato e alimentando sua “network”, precisa ser acessível e deve ser visto pela sua rede. Você não deve se lembrar dos amigos apenas em momento difíceis, você deve manter contato constante e sempre buscar mais conhecimentos principalmente em sua área de atuação.

O profissional precisa estar sempre atualizado e buscando as oportunidades, pois elas podem estar em qualquer lugar. Durante a apresentação, num exemplo prático, foi jogada uma bola de papel amassado. Várias pessoas jogaram esta bolinha para qualquer lado, outras queriam jogar no lixo. No entanto uma pessoa viu uma oportunidade escondida e, ao abrir a tal bolinha tinha um vale-presente e ganhou dois livros.

Algumas questões que sempre nos fazem pensar:
- Quem é você?
- Com está a sua imagem (marca pessoal) no mercado?
- Você está atualizado neste mundo?
- Você está sabendo aproveitar as oportunidades que o mercado oferece?

As lições são conhecidas, mas precisamos sempre nos lembrar:
- Ética acima de tudo;
- Seja um exemplo para sua equipe;
- Faça o que gosta e seja apaixonado pelo que você faz;
- Reserve um tempo só para você;

“Eu sou o que sou, por tudo o que aprendi e vivenciei até hoje” #Frases

[]

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Curso: Liderança

Participei do curso sobre liderança na Estácio.br. O curso aborda as teorias e definições de liderança e poder, que são muito comuns no ambiente organizacional. O tema é contextualizado com conhecimentos que podem ser aplicados no dia a dia, destacando as tarefas e responsabilidades de gestores e líderes nas organizações.


Destaques

Características do líder efetivo
Ter impulso
Motivação para a liderança
Honestidade e integridade
Autoconfiança
Ressonância
Capacidade cognitiva e conhecimento do negócio
Visionário
Energizador
Capacitador

Relação entre o gestor e o líder
O gestor e o líder nem sempre são a mesma pessoa.
O gestor, legitimado pela posição, funciona como planejador, organizador e diretor; é quem controla e coordena as atividades.
A eficácia dessas atividades depende da influência sobre os envolvidos, exatamente a característica que define os líderes.

Estilos de liderança conforme a essência do comportamento
Autocrático
Liberal
Democrático

O conteúdo do curso não é novo, mas tem grande importância para melhorar nosso relacionamento e o modo como influenciamos no trabalho, na esfera pessoal e nos diversos grupos em que participamos.

[]

quinta-feira, 15 de julho de 2010

João Doria Jr. em Criciúma

Participei da palestra de João Doria Jr. É uma pessoa sensacional, muito inteligente, fala muito bem e com uma experiência de vida, que motiva a todos para seguir no trabalho e busca do sucesso. 

Vou reproduzir os 10 tópicos principais destacados por ele, que os profissionais empreendedores deveriam seguir para alcançar o sucesso. Por que não dizer, os 10 mandamentos do sucesso!

1. Manter o equilíbrio

2. Acreditar no seu projeto

3. Disciplina

4. Ter Foco

5. Trabalhar em equipe

6. Ensinar pelo exemplo

7. Negociar soluções

8. Ser perseverante

9. Estar sintonizado

10. Amar o que faz e ser humildade

Esses itens realmente devem ser considerados, lembrados e praticados, no ambiente profissional e na convivência pessoal e familiar.

Vale a pena!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gerenciamento de equipes

Agora certificado em Gerenciamento de Equipes.

Participei de mais um curso on-line na Estácio. Muito interessante para a atualização de conhecimentos sobre gerenciamento de equipes. Dentre os assuntos mais interessantes posso destacar:
  • A compreensão do funcionamento de equipes de trabalho;
  • Importância de adaptar seu estilo de liderança (dirigir, treinar, apoiar, delegar);
  • Eficácia na comunicação;
  • Dar e receber feedback;
  • Administrar conflitos;
  • Valorizar a equipe;
  • Entre outros.
É um curso rápido mas com conteúdo muito valioso para qualquer pessoa que gosta de trabalhar em equipe.