Mostrando postagens com marcador dojo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dojo. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de outubro de 2012

TIU Testing Dojo

Participei do primeiro TIU Testing Dojo que ocorreu no dia 20/10/2012, organizado pela equipe de testes e qualidade da Useall Software.

O encontro contou com participação de analistas, testers e também programadores, todos buscando ampliar conhecimento e prática para testes de software.

Os trabalhos iniciaram com uma apresentação sobre o que é Testing Dojo, os tipos de desafio e a dinâmica do dojo. Neste momento ficou clara a semelhança com nosso coding-dojo. Também tivemos a oportunidade de avaliar uma nova ferramenta de gestão e automação de testes.

Mas o foco era treinar testes e compartilhar conhecimentos. Escolhemos como desafio, avaliar um novo sistema desenvolvido pela empresa. Buscamos avaliar os quesitos funcionalidade e usabilidade. Piloto e co-piloto se revezavam definindo casos de teste e executando testes manuais e exploratórios, aprendendo o novo sistema, validando as funcionalidades e gerando ideias e melhorias para a usabilidade de cada recurso.

Pessoal concentrado. Tinha até co-co-piloto.

Depois, fizemos um processo inverso. Após levantar os casos de testes, compará-los com os testes unitários. Isso foi muito interessante, pois testadores e programadores puderam comparar visão diferentes de testes.

A sessão durou mais de 2 horas, onde todos os participantes se revezaram entre piloto, co-piloto e observadores. Por fim fizemos a retrospectiva, organizando as anotações e avaliando o evento.

Novo jeito de testar? De pé, mãos para trás, mão no bolso!!!

Carinhas felizes na retrospectiva

  • Realização do 1º TIU Testing Dojo
  • Participação de programadores e testadores
  • Desafio de avaliar dois quesitos (funcionalidade e usabilidade)
  • Compartilhamento de conhecimento entre a equipe
  • Uso da ferramenta de testes
  • Quitutes

Carinhas tristes

  • Teste em protótipo não foi tão produtivo
  • Sistema desconhecido e com fluxo complexo
  • Tempo de 5 minutos é pouco para rodízio
  • Primeira sala estava trancada
  • Sala reserva era apertada e algumas pessoas ficaram de pé
Os organizadores e participantes do evento estão de parabéns! Todos podemos contribuir e aprender sobre testes de software, uma das tarefas de grande importância no desenvolvimento de software de qualidade.

Slides usados na abertura do evento


[]

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gestão ágil de projetos de software - ForkInTuba 2012

Estive palestrando em Tubarão no dia 06/10/2012 no evento Fork In Tuba 2012 (http://forkintuba.wordpress.com), promovido pelo grupo de amigos do DojoTuba (http://dojotuba.wordpress.com).

Na ocasião foram ministradas diversas palestras sobre temas variados e, todos os participantes buscando aprender e compartilhar conhecimento entre amigos.

Falei um pouco sobre gestão ágil de projetos de software utilizando ferramentas para melhorar cada vez mais a produtividade da equipe, aperfeiçoando a gestão de todo o ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações.

Apresentei o Visual Studio e Team Foundation Server 2012 rodando em Windows 8. Para descontrair mostrei uma aplicação simples rodando no Windows 8 buscando despertar o interesse dos participantes neste novo sistema operacional.

Slides da apresentação: http://goo.gl/rq9CFC

Veja a relação completa de palestras:

Gostaria de parabenizar a equipe organizadora, agradecer o convite para palestrar e a troca de conhecimentos e aprendizado com todo o pessoal!

[]

sábado, 23 de junho de 2012

Coding Dojo - TIUDojo

Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.

Gosto muito de participar desses encontros. Na empresa onde trabalho, várias pessoas participam, inclusive quem não trabalha com programação, mas que gosta muito e tem interesse em novos conhecimentos.

O dia de hoje foi especial, várias pessoas novas participaram do "TIUDojo", nome especial que foi dado ao nosso grupo. Na ocasião, falei brevemente sobre coding dojo e TDD. Meu amigo Everson fez uma "lightning talk" sobre desenvolvimento mobile.

Procuramos aplicar todas as regras de coding dojo. O processo é divertido e gera muito conhecimento.

O desafio escolhido do dia foi programar funções do jogo "campo minado".

Piloto e co-piloto

TDD - testes com sinal verde (no momento da foto, quase todos)

Passos de bebê (meu filhote prestigiando)

Equipe interessada, participativa e que gosta de programação


Cafézinho, refri, salgadinho

Deixo um agradecimento especial a todos que participaram do melhor coding dojo da região!!

E aí, você gostou do TIUDojo?
Qual será o próximo desafio?

[]