Estava relendo o livro “O sabor da qualidade”, lançado em 2006 e, resolvi transcrever algumas “lições” que podemos aprender. Este livro é muito bom de ler, o entendimento de seu conteúdo é fácil, e o tema muito atual considerando a importância da qualidade em tudo que fazemos, tanto na vida pessoal e familiar, como nas empresas.
Destaquei alguns tópicos e frases que devemos sempre lembrar no nosso dia a dia, na busca pela qualidade em excelência nas empresas.
- A qualidade deve ser a mola mestra da marca, para isso você precisa ter a sua marca;
- Você deve descobrir o que o cliente quer e, ele não vai lhe ajudar muito a descobrir;
- Preste atenção nos clientes externos, mas principalmente nos clientes internos;
- A qualidade deve estar no nosso dia a dia, sempre;
- Excelência começa em ajudar os outros todo dia;
- Excelência é paixão por ajudar os outros;
- Converse com as pessoas mais próximas, zele pelas pessoas, conheça e chame-as pelo nome;
- Como podemos ajudar as pessoas que fazem tanto por nós?
- Transforme o que você faz por obrigação em algo que ame fazer; Exemplo do carteiro, lixeiro, faxineiro;
- Trate bem seus funcionários. Dê oportunidade para eles entrevistarem e selecionarem novos colaboradores;
- Receba informações e sugestões e dê feedback;
- Para obter grandes ideias, basta consultar seu pessoal;
- Pratique o “poder do saber ouvir”;
- Recompense a criatividade;
- Concentre-se naquilo que você faz, aplique o segredo do CEO:
E – Enriquecer (seus produtos e serviços)
O – Otimizar (a experiência do cliente)
- Escute o que os clientes estão dizendo;
- A qualidade é definida pelo cliente; Encante seu cliente; Destaque-se entre os concorrentes;
- Aprimoramento constante;
- Aplique um pouco de poder de persuasão para unir a equipe;
- Não basta dar o melhor de si, você precisa se esforçar para alcançar a perfeição;
- Faça certo na primeira vez;
- O verdadeiro indicador de qualidade não é como você se sai quando está no seu melhor dia, mas sim no pior;
- Todos são responsáveis pela qualidade;
- Qualidade é constância.
Dados do livro:
Título: O sabor da qualidade
Autor: Subir Chowdhury
Editora: Sextante
Assunto: Administração e Negócios
ISBN: 8575422456
Se você é um profissional, empresário ou colaborador, sugiro investir algumas horas nesta leitura, pois ela poderá auxiliar em diversos pontos de nossas vidas.
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