segunda-feira, 19 de abril de 2010

“TECNO...” e “MÉTODO...” ...logias de 2010

A revista Information Week publica anualmente uma edição com os “Executivos de TI do ano”. Esta matéria é muito valiosa, pois apresenta os projetos em que esses executivos trabalharam bem como as principais tecnologias e metodologias utilizadas nas empresas onde eles atuam. São normalmente grandes empresas de diversos segmentos do mercado, isso proporciona ao leitor uma visão realmente especial sobre como estão sendo aplicadas todas essas tecnologias. Claro que não podemos pensar em simplesmente utilizar ou aplicar as mesmas regras em nossas empresas, mas o aprendizado é fundamental.

Neste post, vamos fazer uma análise sobre a utilização dessas tecnologias, vamos fazer uma espécie de tabulação para podermos comparar principalmente as metodologias semelhantes utilizadas por várias empresas, baseadas na edição número 225. Com isso, podemos avaliar como nossa empresa pode fazer o melhor uso desses recursos no seu ambiente, independente do número de funcionários.

Tecnologias, metodologias e processos em destaque

. Preocupação com infraestrutura; ******
Esta preocupação é uma constante, considerando sempre os níveis de crescimento almejados pela empresa, além de ser uma área muito ampla nas empresas.

. TI alinhada ao negócio; ******
Este parece ser jargão da área de TI, porém isso está cada vez mais atual e real. Muitas empresas possuem especialistas de negócio dentro da área de TI, bem como especialistas de TI dentro das áreas de negócio.

Gerenciamento de indicadores estratégicos é importante para as empresas. Não precisamos de muitos indicadores, mas alguns que demonstrem a realidade do negócio e que realmente auxilie na melhoria contínua.

. Cobit; *****
Podemos destacar que as empresas realmente estão usando um guia de boas práticas para a gestão da tecnologia da informação. Cada uma com suas particularidades, adaptando a sua prática, mas aproveitando todo o conhecimento deste framework.

. Estratégias para Business Intelligence; *****
Gerar resultados a partir da utilização de uma ferramenta de BI não é tarefa tão simples. Por isso as empresas devem definir e aplicar estratégias claras para seus projetos de BI. 

. Gerenciamento de contratos com SLA; *****
Os níveis de serviços devem ser gerenciados não apenas para contratos fornecedores externos, mas para projetos dentro da própria organização, como por exemplo serviços de email ou aplicações próprias.

. Gerenciamento de processos flexíveis; *****
No post anterior escrevi que as empresas que apostam em processos e metodologias podem atingir rapidamente um grau de excelência em seus serviços de tecnologia. Porém não podemos permitir que esses processos tornem-se um empecilho para a produtividade da empresa. Por isso não deve esquecer-se de flexibilização no momento do mapeamento.

. Pesquisa e inovação; *****
Empresas de tecnologias ou mesmo um setor de informática deve sempre se preocupar com a pesquisa e inovação em novas tecnologias ou ferramentas ou novas formas de fazer determinados trabalhos, procurando sempre maximizar resultados, aumentar produtividade, melhorar a usabilidade de aplicações, diminuírem custos entre tantos outros benefícios almejados pelos usuários e pela empresa. Pequenas e médias empresas normalmente não podem dar-se ao luxo de ter equipes voltadas somente para pesquisa, mas deve contar com pessoas de visão para acompanhar as novidades e pensar sobre como aproveitar esses recursos.

. Aplicar as melhores práticas; ****
Guias de melhores práticas estão disponíveis e são valiosos. Vale a pena investir e fazer as coisas do jeito que muitos já estão fazendo.

. Capacitação das equipes de TI; ****
A formação e qualificação de equipes são importantes, principalmente na área de TI, mas isso não depende apenas da empresa.

. Consolidação de aplicações; ****
Podemos notar uma preocupação em consolidação e padronização das aplicações. Isso gera um ganho para a empresa, pois pode centralizar os contratos com menos fornecedores, bem como facilita o gerenciamento dos recursos dessas aplicações.

Gerenciar projeto deve ser visto como investimento. A empresa precisa ter clareza dos projetos que estão sendo executados, as metas e resultados obtidos em cada projeto.

. Governança corporativa; ****
Este é um termo muito amplo, que envolve os processos que regulam como sua empresa é dirigida ou administrada.

. Ambiente colaborativo; ***
Sempre buscamos adotar tecnologias para o aumento de produtividades, mas precisamos também de um ambiente que desperte o interesse e facilite a colaboração entre as pessoas, gerando um círculo virtuoso de conhecimento.

. Itil; ***
Este é o guia preferido para a operação e manutenção dos serviços de TI. As práticas também podem ser adaptadas para a realidade de cada empresa.

. Modernização parque de máquinas; ***
Máquinas novas, com mais poder de processamento e, em contrapartida consumem menos energia. Pode ser um bom negócio. 

. Planejamento estratégico; ***
Planejamento sempre deve estar presente, nem que seja na mente do empresário. Tenha uma visão para 5 anos e reavalie sempre.

. Software SAP; ***
Este item foi incluído por curiosidade. 

. Terceirização; ***
A terceirização apontada pelos executivos é realmente muito ampla, envolve desde serviços de help-desk até locação de laptop.

Além das tecnologias acima também foram apontadas pelos executivos, porém como menor ênfase as seguintes:
. Utilização de software como serviço (SaaS); **
. Virtualização; **
. Cloud computing; **
. Data Center; **
. Diretrizes para mídias e redes sociais; **
. Manter a inteligência do negócio dentro da empresa; **
. Monitoramento da qualidade; **
. Monitoramento de aplicações; **
. PMbok; **
. Responsabilidade social; **
. Sustentabilidade; **
. Adotar tecnologias para o aumento da produtividade; *
. Aplicações móveis; *
. CMMi; *
. Pesquisa de satisfação interna; *
. Segurança da informação; *
. SOA; *
. TI verde; *
. Dentre outras.

Podemos notar que existem muitas tecnologias e metodologias apontadas e que estão sendo utilizadas por essas empresas. Agora, podemos olhar para nossa empresa, nosso setor e ver como isso pode ser aplicado. Qual o propósito de usar essa ou aquela tecnologia? Isso vai fazer bem para minha empresa ou é apenas modismo?

[]

Nenhum comentário:

Postar um comentário