As empresas que apostam em processos e metodologias podem atingir rapidamente um grau de excelência em seus serviços de tecnologia. Você pode trabalhar no desenvolvimento de sistemas, em projetos de implantação ou mesmo dando suporte diário para usuários e clientes. Independente da área de atuação, se você tiver nos seus processos, alto nível de maturidade, aplicação das melhores práticas e metodologias de processos, poderá obter resultados muito melhores que os atuais.
O mapeamento dos processos é uma etapa importante para qualquer empresa. O resultado do mapeamento deve mostrar todas as atividades relativas a determinado processo, bem como documentá-los de forma que seja entendido por todos os colaboradores. Diagramas de processos, fluxogramas e descrição de atividades devem ser detalhados, bem como responsáveis e frequências dessas atividades.
Metodologias para mapeamento de processos
Dentre as metodologias podemos destacar BPM – Business Process Modeling, ou modelagem de processos de negócio. Esta "modelagem" é utilizada no contexto da "Gestão de Processos de Negócios". (Wikipédia)
Uma das formas de apresentação dos processos é através de modelos BPMN (Business Process Modeling Notation), que é uma interface gráfica de representação da especificação de processos de negócio em um fluxo de trabalho.
Existem diversas ferramentas para modelagem de processos, dentre elas o Visio, Intalio e BizAgi. Essas ferramentas podem ser utilizadas para desenhar desde simples até processos complexos com recursos de automação de execução.
Nos próximos posts vamos falar sobre alguns estudos feitos sobre Business Intelligence, bem como o artigo sobre este mesmo tema desenvolvido na pós-graduação. Vamos destacar a relação entre o mapeamento de processos e a melhor qualidade na prestação de serviços de tecnologia bem como nas entregas de seus projetos.
[]
Nenhum comentário:
Postar um comentário