A revista Exame edição 964 publicou um artigo bem curto, mas muito interessante e atual. O texto intitulado “Como quebrar uma empresa”, pode ser acessado em http://bit.ly/bSkGz8, mostra os 10 mandamentos para você quebrar uma empresa.
Todos os itens são válidos e fazem o empreendedor ou profissional pensar um pouco sobre como está seu ambiente, suas ações e relações no trabalho.
Por outro lado penso que o artigo foi muito negativo, por isso resolvi escrever algumas receitas simples que podem auxiliar ou servir de antídoto para neutralizar os efeitos de cada um dos mandamentos.
A numeração abaixo segue a mesma do artigo original.
1. Arrisque mais, mostre a sua cara, calcule os riscos e inove em tudo que fizer. Mostre que você quer e pode fazer.
2. Busque coisas novas, novas formas de fazer. Crie e cultive uma cultura em sua empresa.
3. Nada do que aprendemos é só nosso. Compartilhe, delegue, conviva com as pessoas, inspire e forme seus talentos, seja um exemplo dentro de sua empresa. Sorria.
4. Tente, peça ajuda, faça, erre. Mostre seu erro e faça certo na próxima.
5. Ética em primeiro e qualquer lugar.
6. Use seus neurônios. Invista mais de seu tempo em planejamento e gaste menos corrigindo ou refazendo.
7. Visão holística. Você deve conhecer muito de seu negócio e um pouco de tudo que o cerca.
8. Toda empresa precisa ter e saber de seus processos. Isso deve melhorar a organização, mas a criatividade só será aflorada se as pessoas tiverem liberdade para voar.
9. Seja claro e objetivo na sua comunicação.
10. O passado passou, pouco importa. O presente e o futuro são seus sonhos.
“Viva na razão da emoção”.
Essas são apenas algumas opiniões sobre cada um desses itens. O mais importante é que cada um avalie suas ações no ambiente corporativo, tanto como profissional colaborador ou empreendedor. Não esqueçamos também do nosso lado pessoal, onde podemos aplicar as mesmas regras.
[]
Nenhum comentário:
Postar um comentário