sábado, 2 de julho de 2011

Usabilidade de software

Usabilidade é um dos muitos atributos que podem ser percebidos e avaliados pelos usuários de um sistema computacional. É um indicador que mostra se o sistema é intuitivo, fácil de utilizar e fácil de aprender a utilizar o software.  Essa característica influencia diretamente no interesse e aceitação do usuário que, pode simplesmente não gostar de software e, muitas vezes não sabe nem explicar o porquê.
O desenvolvimento de software deve colocar a usabilidade como um dos atributos chaves, durante a concepção e criação dos sistemas. A usabilidade deve ser pensada durante todo o processo de desenvolvimento, visando atender todas as características de qualidade.

Conforme o modelo de qualidade da Norma ISO 9126 (http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9126), a característica da usabilidade é a capacidade do produto de software ser compreendido, seu funcionamento aprendido, ser operado e ser atraente ao usuário e pode ser avaliada e subdivida nas seguintes sub-características:
Inteligibilidade que representa a facilidade com que o usuário pode compreender as suas funcionalidades e avaliar se o mesmo pode ser usado para satisfazer as suas necessidades específicas;
Apreensibilidade identifica a facilidade de aprendizado do sistema para os seus potenciais usuários;
Operacionalidade é como o produto facilita a sua operação por parte do usuário, incluindo a maneira como ele tolera erros de operação;
Atratividade envolve características que possam atrair um potencial usuário para o sistema, o que pode incluir desde a adequação das informações prestadas para o usuário até os requintes visuais utilizados na sua interface gráfica.

A utilização de sistemas de software pode feita por qualquer pessoa, independente do nível de instrução. Os usuários preferem um sistema de seja fácil de utilizar, onde ele não perca tempo, por exemplo, procurando opções ou menus, que na visão do usuário deveriam estar ali, ao alcance do mouse ou tecla de atalho. O usuário não pode perder tempo durante a execução de suas atividades no software.
A característica da usabilidade deve fazer cada vez mais parte do vocabulário e do ambiente de desenvolvimento, principalmente agora com a explosão da utilização de dispositivos móveis, que, com sua limitação de tamanho, requisitam ainda mais usabilidade nos sistemas utilizados pelos usuários.
Durante a implantação de um sistema com alto grau de usabilidade, podemos notar boa avaliação dos usuários que realizam suas tarefas com mais eficiência, diminuição da necessidade de apoio aos usuários e facilidade na utilização e aprendizados dos recursos do novo sistema.

Avaliar a usabilidade de um sistema pode não ser tão simples quanto parece. Devemos avaliar todas as características e utilizar métricas e critérios de avaliação. Exemplos de informações que podemos coletar para ajudar na avaliação:
. Número de vezes que o usuário expressa satisfação ou frustação.
. Tempo que o usuário demora a realizar uma tarefa.
. Percentual de tarefas concluídas.
. Percentual de sucessos ou falhas na execução.
. Tempo perdido com erros ou tentativa de execução com erros.
. Percentual de erros encontrados.
. Número de opções utilizadas para executar uma tarefa.
. Número de opções disponíveis e não utilizadas.

Podemos notar que todos os critérios de avaliação da usabilidade da interface de um software compreendem vários fatores, principalmente facilidade de uso e satisfação do usuário na utilização do sistema para realizar suas tarefas.
Para os desenvolvedores de sistemas fica o desafio de perceber essas necessidades dos usuários, aplicarem os conceitos de usabilidade e qualidade de software e disponibilizar software cada vez melhores e mais usuais.

[]

Nenhum comentário:

Postar um comentário