O encontro contou com participação de analistas, testers e também programadores, todos buscando ampliar conhecimento e prática para testes de software.
Os trabalhos iniciaram com uma apresentação sobre o que é Testing Dojo, os tipos de desafio e a dinâmica do dojo. Neste momento ficou clara a semelhança com nosso coding-dojo. Também tivemos a oportunidade de avaliar uma nova ferramenta de gestão e automação de testes.
Mas o foco era treinar testes e compartilhar conhecimentos. Escolhemos como desafio, avaliar um novo sistema desenvolvido pela empresa. Buscamos avaliar os quesitos funcionalidade e usabilidade. Piloto e co-piloto se revezavam definindo casos de teste e executando testes manuais e exploratórios, aprendendo o novo sistema, validando as funcionalidades e gerando ideias e melhorias para a usabilidade de cada recurso.
Pessoal concentrado. Tinha até co-co-piloto.
Depois, fizemos um processo inverso. Após levantar os casos de testes, compará-los com os testes unitários. Isso foi muito interessante, pois testadores e programadores puderam comparar visão diferentes de testes.
A sessão durou mais de 2 horas, onde todos os participantes se revezaram entre piloto, co-piloto e observadores. Por fim fizemos a retrospectiva, organizando as anotações e avaliando o evento.
Novo jeito de testar? De pé, mãos para trás, mão no bolso!!!
Carinhas felizes na retrospectiva
- Realização do 1º TIU Testing Dojo
- Participação de programadores e testadores
- Desafio de avaliar dois quesitos (funcionalidade e usabilidade)
- Compartilhamento de conhecimento entre a equipe
- Uso da ferramenta de testes
- Quitutes
Carinhas tristes
- Teste em protótipo não foi tão produtivo
- Sistema desconhecido e com fluxo complexo
- Tempo de 5 minutos é pouco para rodízio
- Primeira sala estava trancada
- Sala reserva era apertada e algumas pessoas ficaram de pé
Os organizadores e participantes do evento estão de parabéns! Todos podemos contribuir e aprender sobre testes de software, uma das tarefas de grande importância no desenvolvimento de software de qualidade.
Slides usados na abertura do evento
[]
Slides usados na abertura do evento
[]
Fala Grande Alvaro,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa do Testing Dojo aí an Useall! Muito legal!
Agora, vocês tem que fazer um desses aberto a toda a comunidade da região. hehehe
Grande abraço e valeu muito por ter feito o relato da sessão (sendo que fui eu que enchi o seu saco no facebook para fazer)!
P.S: Me interessei muito pelo assunto. Vou dar um olhada/estudada nos links que você colocou no final da sua apresentacão e vou tentar promover algum Testing Dojo aqui em Porto Alegre tbm. Quando acontecer, pode deixar que prometo escrever o relato também para trocarmos alguma lições aprendidas.
Valeu Thiago!
ResponderExcluirEste já e resultado de aprendizado com a galera do DojoTuba e TIU Coding Dojo.
A nossa região precisa sim de eventos de tecnologia abertos para a comunidade.
[]
In this fashion my associate Wesley Virgin's story starts with this SHOCKING and controversial video.
ResponderExcluirYou see, Wesley was in the military-and soon after leaving-he unveiled hidden, "mind control" secrets that the government and others used to get anything they want.
THESE are the exact same methods lots of celebrities (especially those who "became famous out of nowhere") and the greatest business people used to become rich and famous.
You probably know how you use less than 10% of your brain.
Really, that's because most of your brain's power is UNTAPPED.
Perhaps this conversation has even taken place IN YOUR very own mind... as it did in my good friend Wesley Virgin's mind about seven years back, while riding an unregistered, trash bucket of a car without a license and $3.20 in his pocket.
"I'm absolutely fed up with going through life check to check! Why can't I turn myself successful?"
You've taken part in those types of questions, isn't it so?
Your success story is waiting to be written. You need to start believing in YOURSELF.
CLICK HERE To Find Out How To Become A MILLIONAIRE