quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ANÁLISE ARTIGO “MIOPIA EM MARKETING” DE THEODORE LEVITT

1. De que trata o artigo?

O artigo mostra o quanto empresas têm uma visão distorcida ou curta do mercado em que atuam. Pensando somente no produto e esquecendo os clientes e os mercados. Esta miopia consiste na atitude de concentração nos produtos da empresa, sem atender aos mercados, aos clientes e à concorrência, impedindo a definição adequada das possibilidades de mercado.

O artigo mostra ainda exemplos de empresas que atuavam em mercados prósperos, mas que foram praticamente descontinuados devidos a erros de administração e erros na visão de futuro do próprio negócio.


2. Qual o foco do autor?

            O autor destaca vários exemplos de miopia em marketing, e destaca idéias muito pertinentes, principalmente para a época em que foi escrito. Muitas dessas idéias são válidas até os dias de hoje. As afirmações são fortes e atingem diretamente a camada gerencial preocupada com o planejamento e futuro das organizações onde trabalham.

Perigos causados pela falta de visão administrativa em relação as reais necessidades do mercado. Limites impostos pela visão curta das empresas em relação ao cliente. As empresas estavam mais preocupadas com o produto do que com o cliente.

O autor quis passar a idéia de que a eficiência da produção não é garantia para a empresa no longo prazo, pois as necessidades dos consumidores também mudam e a empresa precisa estar atenta para se antecipar a essas mudanças e sair na frente dos concorrentes. Para isso o contato com o cliente é imprescindível para coletar informações importantes para atender as necessidades dele.

A estagnação das ferrovias é um exemplo muito importante citado pelo autor, pois mostra como a visão somente no produto e não no cliente, afeta diretamente a continuidade próspera de uma organização. Neste caso era um mercado consolidado, mas que não prosperou e não acompanhou as novas necessidades dos clientes, perdendo espaço para novos meios de transporte como as auto-estradas, caminhões e aviões por exemplos.

Trata de marketing sendo a relação entre clientes e suas necessidades.

A autor insere uma idéia bem perturbara que pode ser definida como a destruição criativa, onde empresas buscam um novo negócio que possa substituir o negócio atual e que crie ou satisfaça a necessidade dos seus clientes. Com isso a empresa pode ter mais segurança em relação a seu trabalho e sair na frente da concorrência neste novo negócio.


3. Qual a relação entre o artigo e disciplina de gestão avançada de marketing?

Todas as idéias passadas pelo artigo são muito importantes e devem ser consideradas na análise do posicionamento organizacional. Por isso, a empresa precisa definir criteriosamente qual é o seu negócio.

A empresa deve ter atenção voltada para o cliente e para as necessidades dos clientes. Deve estar sempre próximo ao cliente, buscando e gerando informações úteis para atender as necessidades desses clientes. A empresa precisa adaptar-se as exigências do mercado.

A empresa deve estar atenta também aos não clientes, pois isso pode demonstrar alguma limitação desta empresa e definir o sucesso na conquista desses clientes.

É necessário ter muita imaginação para inovar em marketing. A inovação é muito importante em marketing.

As decisões deve ser baseadas em fatos, não apenas em opiniões. Os fatos a maioria das vezes estão relacionados diretamente com o cliente e suas necessidades.

As empresas devem prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e quais os rumos que o mercado está tomando. A empresa deve enxergar e definir melhor quem são seus concorrentes. Do mesmo modo, a empresa deve revisar sempre seu próprio posicionamento, para que não siga na contra-mão dos clientes e do mercado.

Por fim, todo este trabalho deve ser constante e fazer parte da cultura da organização. Não basta fazer algumas ações específicas num período específico, esta luta deve fazer parte da história da empresa.

Texto escrito em outubro de 2007 como atividade na pós graduação no ICPG.

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