domingo, 2 de maio de 2010

O Sabor da Qualidade

Estava relendo o livro “O sabor da qualidade”, lançado em 2006 e, resolvi transcrever algumas “lições” que podemos aprender. Este livro é muito bom de ler, o entendimento de seu conteúdo é fácil, e o tema muito atual considerando a importância da qualidade em tudo que fazemos, tanto na vida pessoal e familiar, como nas empresas.

Destaquei alguns tópicos e frases que devemos sempre lembrar no nosso dia a dia, na busca pela qualidade em excelência nas empresas.


  • A qualidade deve ser a mola mestra da marca, para isso você precisa ter a sua marca;
  • Você deve descobrir o que o cliente quer e, ele não vai lhe ajudar muito a descobrir;
  • Preste atenção nos clientes externos, mas principalmente nos clientes internos;
  • A qualidade deve estar no nosso dia a dia, sempre;
  • Excelência começa em ajudar os outros todo dia;
  • Excelência é paixão por ajudar os outros;
  • Converse com as pessoas mais próximas, zele pelas pessoas, conheça e chame-as pelo nome;
  • Como podemos ajudar as pessoas que fazem tanto por nós?
  • Transforme o que você faz por obrigação em algo que ame fazer; Exemplo do carteiro, lixeiro, faxineiro;
  • Trate bem seus funcionários. Dê oportunidade para eles entrevistarem e selecionarem novos colaboradores;
  • Receba informações e sugestões e dê feedback;
  • Para obter grandes ideias, basta consultar seu pessoal;
  • Pratique o “poder do saber ouvir”;
  • Recompense a criatividade;
  • Concentre-se naquilo que você faz, aplique o segredo do CEO:
            C – Considerar (o que os clientes dizem)
            E – Enriquecer (seus produtos e serviços)
            O – Otimizar (a experiência do cliente)
  • Escute o que os clientes estão dizendo;
  • A qualidade é definida pelo cliente; Encante seu cliente; Destaque-se entre os concorrentes;
  • Aprimoramento constante;
  • Aplique um pouco de poder de persuasão para unir a equipe;
  • Não basta dar o melhor de si, você precisa se esforçar para alcançar a perfeição;
  • Faça certo na primeira vez;
  • O verdadeiro indicador de qualidade não é como você se sai quando está no seu melhor dia, mas sim no pior;
  • Todos são responsáveis pela qualidade;
  • Qualidade é constância.

Dados do livro:
Título: O sabor da qualidade
Autor: Subir Chowdhury
Editora: Sextante
Assunto: Administração e Negócios
ISBN: 8575422456

Se você é um profissional, empresário ou colaborador, sugiro investir algumas horas nesta leitura, pois ela poderá auxiliar em diversos pontos de nossas vidas.

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